Os-3-Principais-Benefícios-da-Nanotecnologia-para-o-Meio-Ambiente

Os 3 Principais Benefícios da Nanotecnologia para o Meio Ambiente

A nanotecnologia tem sido uma das soluções mais exploradas e defendidas para auxiliar, de forma completa e sustentada, o combate à poluição ambiental. Estes são os seus três principais usos e benefícios.

Prevenção da poluição

Os-3-Principais-Benefícios-da-Nanotecnologia-para-o-Meio-Ambiente-Prevenção-da-poluição

A nanotecnologia pode ser usada para refinar os processos industriais, tornando-os mais eficientes ao nível da utilização das matérias-primas e da energia, e contribuindo para um número muito menor de resíduos indesejáveis na fase final do processo.

Na área informática, a nanotecnologia é usada para fabricar dispositivos microeletrónicos através de estratégias biológicas alternativas. Além disso, tem sido utilizada na produção de ecrãs e monitores de alta eficiência energética e isentos de metais tóxicos no processo de fabricação.

Tratamento da poluição

Os-3-Principais-Benefícios-da-Nanotecnologia-para-o-Meio-Ambiente-Tratamento-da-poluição

As nanopartículas, especialmente as de natureza magnética, possuem propriedades de uso ideal para a absorção de metais e de substâncias orgânicas.

As suas propriedades de semicondutor são aproveitadas no tratamento de águas residuais e solos contaminados, particularmente nos casos em que a poluição é provocada pela degradação de produtos químicos.

Controlo da poluição

Os-3-Principais-Benefícios-da-Nanotecnologia-para-o-Meio-Ambiente-Controlo-da-poluição

Por meio do recurso à nanotecnologia, é permitida a criação de sensores cada vez mais aperfeiçoados para detetar e monitorizar os poluentes do ambiente, sejam eles orgânicos ou inorgânicos.

Avanços neste campo podem contribuir diretamente para uma produção industrial muito mais eficiente. Isto porque os sensores nanotecnológicos são capazes de identificar problemas de contaminação em tempo real e em todas as fases do processo produtivo.

Para os humanos, este benefício é especialmente mais importante no que toca ao controlo dos poluentes encontrados nos alimentos e noutros itens de consumo.

Conseguimos ver que o progresso ao nível da nanotecnologia oferece vantagens integradas que não podem ser ignoradas e que dizem respeito tanto à prevenção, como ao tratamento e ao controlo da poluição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *