Saiba-Quais-São-os-Perigos-da-Poluição-Sonora-para-a-Saúde-Humana-e-para-o-Meio-Ambiente

Saiba Quais São os Perigos da Poluição Sonora para a Saúde Humana e para o Meio Ambiente

Está na altura de as populações interiorizarem que a poluição sonora é um perigo bem real e nefasto. Aqui ficam os principais efeitos prejudiciais para todos os seres vivos.

Saúde humana

Saiba-Quais-São-os-Perigos-da-Poluição-Sonora-para-a-Saúde-Humana-e-para-o-Meio-Ambiente-Saúde-humana

Quando os humanos são regularmente expostos a ruídos acima dos 65 decibéis (dB) podem começar a apresentar complicações ao nível do colesterol, um aumento nos índices de morfina e um enfraquecimento do sistema imunológico.

Passando para valores acima dos 70 dB, a saúde mental do indivíduo pode ser altamente prejudicada, e os casos de tonturas, zumbidos ou até mesmo enfartes podem aumentar substancialmente.

Se a pessoa estiver constantemente em ambientes com ruídos extremamente altos, pode sofrer graves alterações à sua estrutura auditiva e gradualmente chegar à surdez.

Animais

Saiba-Quais-São-os-Perigos-da-Poluição-Sonora-para-a-Saúde-Humana-e-para-o-Meio-Ambiente-Animais

A poluição sonora afeta grandemente não só a saúde humana, mas também os outros seres vivos do meio ambiente.

No caso dos animas, a exposição a ruídos demasiado altos pode levar a situações de stress extremo. Esse stress afeta profundamente os instintos de caça, os rituais de reprodução e a comunicação com os membros do grupo.

De facto, os animais mais prejudicados pela poluição sonora são aqueles que vivem em ambientes marinhos. O som propaga-se mais rápido e mais longe debaixo da água.

Sendo assim, o ruído extremo causado pelos motores das mais diversas embarcações, afeta imensamente os animais, especialmente os golfinhos e as baleias, que se comunicam através de sistemas de sonar.

Plantas

Saiba-Quais-São-os-Perigos-da-Poluição-Sonora-para-a-Saúde-Humana-e-para-o-Meio-Ambiente-Plantas

Nem as plantas se escapam aos efeitos nocivos da poluição sonora. Os ruídos excessivos provocam tremores que fazem as plantas perder parte da sua água, atrasando ou até impedindo o seu crescimento.

Como vemos, a poluição sonora é muito mais perigosa do que a maioria das pessoas imagina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *