Conheça-as-3-Fases-do-Processo-de-Compostagem-dos-Resíduos-Urbanos

Conheça as 3 Fases do Processo de Compostagem dos Resíduos Urbanos

Há séculos que a compostagem é realizada a nível doméstico como uma das melhores formas de produzir adubo. Mas quando falamos da compostagem dos resíduos urbanos em grande escala, o objetivo principal não é a obtenção de adubo.

A matéria orgânica e biodegradável encontrada no lixo produzido pelas populações dos meios urbanos pode ser devidamente transformada para reaproveitamento. Isso permite que uma grande parte dos resíduos não tenha de ser alojada em aterros. No final das contas, o ambiente agradece.

Mas o que é, de forma simples, a compostagem? Neste processo, o lixo orgânico e biodegradável, quando exposto ao ar e à água, é tratado por microrganismos que o tornam em composto capaz de melhorar a qualidade dos solos. Aqui ficam as fases da compostagem.

Conheça-as-3-Fases-do-Processo-de-Compostagem-dos-Resíduos-Urbanos-lixo-orgânico

Primeira fase

Dura aproximadamente 30 dias. A matéria é decomposta pela ação dos microrganismos. Dá-se um aumento na temperatura do material em degradação que pode chegar aos 60ºC.

Segunda fase

O processo de degradação continua e dá-se a maturação. A temperatura baixa para um intervalo entre 20 e 35ºC. Para monitorizar a compostagem, a temperatura é um dos fatores fulcrais.

Terceira fase

À última fase dá-se o nome de bioestabilização. Esta etapa ocorre durante uma média de 75 dias, mas a duração depende de todos os fatores envolvidos. Afinal, a compostagem é um processo vivo. No final de todo o processo, o composto atinge a humificação.

A variedade de resíduos presentes no lixo urbano disponibiliza aos serviços que supervisionam a compostagem uma ampla variedade de opções sustentáveis para o processo.

Uma das mais equilibradas consiste no uso de resíduos de jardinagem e restos de frutas e legumes num rácio de três para um.

A reutilização permitida pelo processo de compostagem é uma maneira eficiente de contribuir para a preservação do planeta. E felizmente, cada vez mais serviços urbanos têm programas implementados nesse sentido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *