As pastas de dentes que encontramos nas superfícies comerciais estão, muitas das vezes, carregadas de substâncias químicas potencialmente prejudiciais para a dentição.
Para além disso, as embalagens são extremamente insustentáveis. Os processos de produção raramente são regidos pelas preocupações com a defesa do meio ambiente.
Mas a verdade é que, de forma simples e barata, pode fazer a sua própria pasta de dentes usando apenas produtos biológicos. Assim, protege-se a si próprio e ao ambiente.
Há inúmeras receitas disponíveis, mas vamos apresentar-lhe uma das mais fáceis e eficazes. Só precisa de óleo de coco, bicarbonato de sódio e óleo de hortelã.
As quantidades são as seguintes: três colheres de sopa de óleo de coco (preferencialmente sólido), uma colher de sopa de bicarbonato de sódio e cerca de 12 gotas de óleo de hortelã.
Opcionalmente, pode ainda juntar duas colheres de chá de um adoçante natural. As melhores alternativas são a stevia ou a frutose. De seguida, misture todos os ingredientes numa taça ou num frasco e guarde. É tão simples quanto isto!
Os três ingredientes principais da receita são altamente amigos do ambiente. Por isso, terá a certeza de que estará a fazer a sua parte para contribuir no esforço de preservação do nosso planeta.
E como se não bastasse, os ingredientes apresentam também diversos benefícios para a sua saúde oral. O óleo de coco é anti-inflamatório, combatendo de forma eficaz as bactérias. O bicarbonato de sódio limpa em profundidade e ajuda a branquear.
Finalmente, o óleo de hortelã, para além de providenciar frescura, é ainda antissético, anti-inflamatório e analgésico. Tire um tempinho para fazer a sua pasta de dentes biológica ainda hoje!