Conheça-os-Benefícios-das-Zonas-Húmidas-e-dos-Habitats-Aquáticos-para-o-Meio-Ambiente

Conheça os Benefícios das Zonas Húmidas e dos Habitats Aquáticos para o Meio Ambiente

As zonas húmidas e os habitats aquáticos são altamente importantes para o meio ambiente. No entanto, a sua preservação é muitas vezes descartada para um plano secundário.

Os principais benefícios das zonas húmidas passam pela purificação e pela reciclagem da água. As zonas húmidas agem como esponjas naturais, prevenindo inundações e mantendo as linhas costeiras intactas.

Para além disso, uma vez que são um centro de elevada biodiversidade, as zonas húmidas constituem uma das melhores formas de armazenar o carbono e reduzir assim os efeitos das alterações climáticas.

Conheça-os-Benefícios-das-Zonas-Húmidas-e-dos-Habitats-Aquáticos-para-o-Meio-Ambiente-lago-de-peixe

Todavia, como a grande maioria dos benefícios para o meio ambiente das zonas húmidas e dos seus habitats não são amplamente conhecidos, elas são frequentemente drenadas ou aterradas e acabam por vir a servir outros fins pela mão humana.

Desde o início do século XX, quase 70% das zonas húmidas existentes ao redor do globo desapareceram. Uma percentagem verdadeiramente alarmante.

A poluição da água, causada pelos resíduos produzidos nos centros urbanos, é o maior dos problemas que contribuem para a contínua ameaça às zonas húmidas e aos habitats aquáticos.

Portugal tem registadas 31 zonas húmidas espalhadas pelo território do continente e pelo arquipélago açoriano.

O objetivo é que sejam desenvolvidos mais programas de voluntariado, percursos pedestres, visitas guiadas, palestras e outras ações que contribuam para as populações interiorizaram o papel fundamental das zonas húmidas para a preservação do meio ambiente e, em última análise, da qualidade de vida dos humanos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *